Dialogue

Vocabulary

Learn New Words FAST with this Lesson’s Vocab Review List

Get this lesson’s key vocab, their translations and pronunciations. Sign up for your Free Lifetime Account Now and get 7 Days of Premium Access including this feature.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Notes

Unlock In-Depth Explanations & Exclusive Takeaways with Printable Lesson Notes

Unlock Lesson Notes and Transcripts for every single lesson. Sign Up for a Free Lifetime Account and Get 7 Days of Premium Access.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Transcript

As Cataratas do Iguaçu
Às margens do rio Iguaçu, conta-se que os índios Caigangues adoravam ao deus M'Boy, um deus em forma de serpente. A filha do cacique dessa tribo, Naipi, era tão bonita que foi consagrada ao deus M'Boy, e vivia somente para cultuá-lo.
Mas um jovem guerreiro Caigangue chamado Tarobá se apaixona pela jovem Naipi. Em um dia de festa na tribo, enquanto todos se divertiam, Tarobá e Naipi resolvem fugir. Quando o deus M'Boy percebeu, ficou furioso e então penetrou nas entranhas da terra e retorcendo seu corpo, produziu uma enorme fenda, formando a gigantesca catarata.
Os dois jovens apaixonados caíram de grande altura, e nunca mais foram vistos. Diz a lenda que Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas, perpetuamente castigada pelas águas revoltas. E Tarobá foi convertido em uma palmeira, em cima do abismo, inclinada sobre o rio, condenado a contemplar eternamente sua amada sem poder tocá-la.
Essa é a lenda tupi-guarani que conta o surgimento das Cataratas do Iguaçu, um complexo de quedas d'água localizado na fronteira do Brasil com a Argentina. Existem aproximadamente 275 quedas d'águas, sendo que destas 19 são grandes saltos, e apenas três estão do lado brasileiro: Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, e os outros do lado argentino. Uma das vantagens do lado brasileiro é que se pode apreciar uma linda vista do lado argentino, que possui as maiores quedas d'água.
A parte principal das cataratas precipita-se numa profunda fenda de erosão, formando a Garganta do Diabo. Possui quase 85 metros de altura, e é o salto mais apreciado pelos visitantes, possuindo um formato que lembra uma ferradura.

Comments

Hide