Dialogue

Vocabulary

Learn New Words FAST with this Lesson’s Vocab Review List

Get this lesson’s key vocab, their translations and pronunciations. Sign up for your Free Lifetime Account Now and get 7 Days of Premium Access including this feature.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Notes

Unlock In-Depth Explanations & Exclusive Takeaways with Printable Lesson Notes

Unlock Lesson Notes and Transcripts for every single lesson. Sign Up for a Free Lifetime Account and Get 7 Days of Premium Access.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Transcript

Marechal Deodoro da Fonseca
Manuel Deodoro da Fonseca nasceu em 1827 em uma pequena cidade que veio a ter seu nome até hoje. Terceiro filho de uma grande família de militares, Fonseca teve uma carreira impressionante, derrubando revoltas contra o governo e defendendo o país em uma guerra contra outro países Sul Americanos.
Naquele tempo, o Império Brasileiro estava em crise por várias razões, uma delas sendo a "Questão Militar", devido a uma série de desentendimentos entre o Exército Brasileiro e a monarquia. No meio de tudo isso, Deodoro mudou-se para o Rio de Janeiro e ajudou a fundar o Clube Militar, do qual foi o primeiro presidente. Conforme a situação se complicava para o Imperador Dom Pedro II, idéias republicanas se tornavam mais fortes no país. Cientes do prestígio de Fonseca entre os militares, republicanos influentes se aproximaram dele com o intuito de juntar forças para um golpe militar.
Entretanto, isso não seria tão fácil quanto parece, já que Fonseca tinha fortes convicções monarquistas, e era um amigo próximo do imperador. Para acabar com essa amizade, republicanos espalharam um boato de que ordens haviam dadas para que Fonseca fosse preso. Essa notícia foi decisiva em sua decisão de ir com tropas para o centro da cidade na manhã de 14 de Novembro de 1889, com a intenção de substituir o ministério. Fonseca não estava pensando em causar danos à monarquia, constantemente gritando para as suas tropas "Viva Sua Majestade, o Imperador!"
Todavia, no dia seguinte, alguns conspiradores foram à sua casa e finalmente o convenceram a comandar o movimento. Ele então foi com suas tropas até a praça hoje conhecida como "Praça da República", proclamou a república, e voltou para casa. Na noite do dia 15, um governo provisório foi estabelecido, com Deodoro como o primeiro presidente da República do Brasil, com poderes ditatoriais.

Comments

Hide