Dialogue

Vocabulary

Learn New Words FAST with this Lesson’s Vocab Review List

Get this lesson’s key vocab, their translations and pronunciations. Sign up for your Free Lifetime Account Now and get 7 Days of Premium Access including this feature.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Notes

Unlock In-Depth Explanations & Exclusive Takeaways with Printable Lesson Notes

Unlock Lesson Notes and Transcripts for every single lesson. Sign Up for a Free Lifetime Account and Get 7 Days of Premium Access.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Transcript

Tiradentes
Em 1746 nascia Joaquim José da Silva Xavier, em uma família pobre em Minas Gerais. Após a morte de seu pai, aos 12 anos ele ficou sob a guarda de um tutor, que trabalhava como cirurgião. Mesmo não tendo estudado regularmente, ele teve a oportunidade de trabalhar em diversas áreas, como mineração, gado e farmácia. Devido a seu trabalho como dentista, ele ficou conhecido como Tiradentes.
O estado onde ele vivia era rico em ouro, e Tiradentes fez uso de seu conhecimento sobre minerais para arrumar um trabalho mapeando o território junto ao governo. Logo depois, ele iniciou uma carreira militar e foi encarregado de patrulhar a principal rota usada para levar a maior parte do ouro extraído a um porto de onde seria enviado a Portugal. Foi nessa ocasião que ele começou a perceber as injustiças cometidas com o povo brasileiro.
Ele deixou o serviço militar e foi passar um tempo no Rio de Janeiro, onde idéias de emancipação da metrópole portuguesa ficaram mais fortes em sua cabeça, conforme ele aprendia idéias libertárias estrangeiras. Junto com alguns funcionários do governo, ele criou um grupo para propagar essas idéias entre o povo brasileiro.
Com tempo, a produção de ouro do Brasil estava decaindo, e a coroa exigiu que mais impostos fossem pagos aos colonizadores, com uma nova lei que permitia a polícia a retirar o dinheiro à força. Foi então que o grupo de Tiradentes idealizou um movimento chamado Inconfidência Mineira, com o intuito de obter independência de Portugal e estabelecer uma república.
O movimento aconteceria nas ruas de Vila Rica conforme o planejado, onde os revolucionários sairiam às ruas e proclamariam a República Brasileira, com o apoio esperado da população. No entanto, antes que a revolução pudesse acontecer, eles foram traídos e delatados ao governador. Tiradentes conseguiu escapar para o Rio, mas acabou sendo preso.
Ele tomou toda a responsabilidade pela insurreição em um julgamento que levou quase três anos. Em 1792, Tiradentes foi enforcado e esquartejado, e as partes de seu corpo exibidas em várias cidades para desencorajar futuras revoluções. Hoje em dia, Tiradentes é lembrado como um herói nacional.

Comments

Hide