Dialogue

Vocabulary

Learn New Words FAST with this Lesson’s Vocab Review List

Get this lesson’s key vocab, their translations and pronunciations. Sign up for your Free Lifetime Account Now and get 7 Days of Premium Access including this feature.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Transcript

Oi gente, eu sou a Paloma.
Nessa aula, nós vamos falar sobre a festa do peão de boiadeiro mais famosa do Brasil, a Festa do Peão de Barretos, no estado de São Paulo, na região sudeste do país.
Vamos descobrir como tudo começou, o caráter solidário da festa, e outras curiosidades!
Por que na cidade de Barretos existem tantos caubóis e bois?
Nós vamos dar a resposta no final deste vídeo.
A festa do peão de boiadeiro é uma festa popular que se realiza em várias regiões da América do Norte e Sul. Durante a festa, realizam-se rodeio de touros e cavalos, shows de música estilo country ou sertanejo. Em todo o país ocorrem centenas de festas do peão por ano, principalmente nas cidades do interior dos estados. A Festa de Peão de Barretos é a maior do Brasil, mas também temos outras que se destacam, como as das cidades de Americana, Jaguariuna, Araçatuba, Uberaba e Marabá.
A história da Festa do Peão de Barretos começa com um grupo de rapazes solteiros e independentes. Eles resolvem criar o clube "Os Independentes", e promover eventos inspirados na sua cultura local, a vida na fazenda, para arrecadar fundos para entidades de caridade. No ano seguinte, eles lançam a primeira edição da festa.
Além do tradicional rodeio, também realizam-se apresentações culturais, como danças típicas, a Queima do Alho, Pau de Sebo e desfiles de carros de boi e conjuntos folclóricos.
Atualmente, o evento acontece no Parque do Peão, onde encontra-se um estádio projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, com capacidade de 35 mil pessoas em 1,3 milhões de m2. São onze dias do mês de agosto de muitas atrações.
Muitos peões do exterior vem participar da festa, pois aí acontece o campeonato de rodeio mais importante da América Latina.
Além disso, em 2012, por exemplo, arrecadou-se mais de R$3,5 milhões para doação.
Até hoje o clube "Os Independentes" existe. Mas para entrar não é fácil. É necessário ser solteiro, barretense, homem e ter um negócio para viver. Antigamente, quem casasse era expulso do grupo, mas hoje já é aceitável.
E agora eu vou revelar a resposta do quiz.
Por que na cidade de Barretos existem tantos caubóis e bois?
A relação entre Barretos e as boiadas começou da década de 10, quando o primeiro frigorífico se instalou na cidade. A partir daí a cidade começou a reunir muitos peões da região, que sem muitas opções de lazer, organizavam rodeios.
Como foi essa aula? Você gostou do rodeio brasileiro?
Você já tentou montar em um boi?
Deixe seu comentário em PortuguesePod101.com
Até a próxima! Tchau!

Comments

Hide