Dialogue

Vocabulary

Learn New Words FAST with this Lesson’s Vocab Review List

Get this lesson’s key vocab, their translations and pronunciations. Sign up for your Free Lifetime Account Now and get 7 Days of Premium Access including this feature.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Notes

Unlock In-Depth Explanations & Exclusive Takeaways with Printable Lesson Notes

Unlock Lesson Notes and Transcripts for every single lesson. Sign Up for a Free Lifetime Account and Get 7 Days of Premium Access.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Transcript

Chico Mendes
Francisco Mandes nasceu em uma família de seringueiros no estado do Acre, no coração da floresta Amazônica, em 1944. Chico, apelido de Francisco, cresceu entre as árvores e não aprendeu a ler até os 20 anos de idade. Nos anos 60, o preço da borracha haviam desabado em todo o mundo, e muitos proprietários rurais tiveram de vender suas fazendas para quem quer que pagasse mais. Consequentemente, seringueiros começaram a ser empurrados para fora de suas terras por ricos pecuaristas.
Preocupado com a situação dos seringueiros, Chico se juntou a sindicatos para a proteção da floresta, e marchou ao lado de seringueiros, na tentativa de proteger a floresta através de manifestações pacíficas. Em 1977, ele entrou a vida política e se tornou vereador de Xapuri, sua cidade natal. Foi então que ele começou a receber ameaças de morte por parte dos pecuaristas.
Chico foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, ao lado de Lula, que viria a se tornar presidente do país. Com o partido, ele liderou vários movimentos em defesa da floresta, e da exploração sustentável de borracha na região. Com o tempo, sua causa passou a englobar interesses de indígenas nativos e outros profissionais relacionados à exploração consciente da floresta, e ele acabou ficando famoso internacionalmente, até chegando a trabalhar ao lado da ONU.
Com várias ações bem sucedidas para a preservação da floresta, como o desapropriamento de terras e a implementação de reservas extrativistas, as ameaças de morte contra ele tornaram-se piores. Ele e outros ativistas alertaram governos e mídia sobre essas ameaças, mas pouco foi feito a respeito. Até que em 1988, aos 44 anos de idade, Chico foi assassinado a tiros em sua casa, enquanto saía para tomar banho. Seu assassinato teve repercussões mundiais, e várias organizações exigiram que providências fossem tomadas para punir os responsáveis. Eventualmente dois fazendeiros foram convictos à 19 anos de prisão pelo assassinato.

Comments

Hide