Dialogue

Vocabulary

Learn New Words FAST with this Lesson’s Vocab Review List

Get this lesson’s key vocab, their translations and pronunciations. Sign up for your Free Lifetime Account Now and get 7 Days of Premium Access including this feature.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Notes

Unlock In-Depth Explanations & Exclusive Takeaways with Printable Lesson Notes

Unlock Lesson Notes and Transcripts for every single lesson. Sign Up for a Free Lifetime Account and Get 7 Days of Premium Access.

Or sign up using Facebook
Already a Member?

Lesson Transcript

O carnaval 2010
A cada ano o carnaval brasileiro se torna mais conhecido no mundo. O número de turistas, entre brasileiros e estrangeiros, vem batendo recorde ano após ano. No Rio de Janeiro e em Pernambuco foram 800 mil turistas, e em São Paulo e na Bahia foram 500 mil turistas somente no carnaval desse ano.
Entre as estrelas internacionais, estavam lá Gerard Butler, Paris Hilton, Lindsay Lohan, Leonardo de Caprio, Beyoncé e Madonna, além de muitos outras. A cidade mais visitada por estrangeiros é o Rio de Janeiro, e do total de turistas que foram para a cidade, 40% era composta por estrangeiros.
Em São Paulo, a campeã do desfile das escolas de samba foi a Sociedade Rosas de Ouro, a escola de samba rosa e amarela. O seu samba-enredo era "Cacau, um grão precioso que virou chocolate sem dúvida, se transformou no melhor presente!", contando a história do cacau, desde os antigos povos que já o utilizavam, até a aparição do chocolate e a criação dos ovos de Páscoa de chocolate no Brasil.
Já no Rio de Janeiro o samba-enredo campeão foi "É segredo!" da escola de samba azul e amarela, a Unidos da Tijuca. Com esse enredo a escola conseguiu, após 74 anos, o título de campeã pela segunda vez. Eles mostraram de uma maneira moderna e irreverente os segredos e mistérios da humanidade.
Outra surpresa do carnaval carioca foi a madrinha de bateria, uma menina de sete anos, filha do presidente da escola de samba Viradouro. Seu desempenho foi quase proibido pelo Conselho Nacional de Defesa da Criança para tentar não expô-la à sexualidade da festa.
Na Bahia, os cantores homenagearam os 60 anos da invenção do trio elétrico. Cláudia Leitte, uma famosa cantora de axé se apresentou no bloco "O circo" em um trio elétrico tecnológico. Com 26 metros de comprimento e sete de largura, possuía doze elevadores e é totalmente digitalizado.

Comments

Hide