Dialogue - Portuguese

Hide

Vocabulary

Hide
simultaneamente simultaneously
abóbada vault
digno worthy
fazer divisa to border
peculiaridade peculiarity
tubo pipe

Lesson Notes

Hide

Cultural Insights

Paraná


O Paraná é um Estado que possui muitos migrantes e seus descendentes, tais como italianos, alemães, poloneses, ucranianos, japoneses e árabes. Sua capital, Curitiba, é considerada a melhor capital para se morar do Brasil.

A araucária é a árvore representante do estado, uma espécie de pinheiro existente na região. Sua semente, o pinhão, é utilizada em muitos pratos do Paraná.

Outra comida típica do Paraná, mais precisamente do litoral paranaense, é o Barreado. O prato consiste em uma carne cozida em panela de barro, servida com arroz e farinha de mandioca.

The Best of Parana


Paraná is a state that pursues a lot of immigrants and its descendants, such as Italians, Germans, Polish, Ukrainian, Japanese, and Arab. Its capital, Curitiba, is considered the best capital in Brazil to live in.

The Araucária is the tree that represents the state, a kind of pine existing in the region. The seed, called pinion, is used in many dishes of Paraná.

Another typical dish of Paraná, especially on the seacoast, is the Barreado. The dish consists of meat cooked in a clay pot, served with rice and cassava flour.

Lesson Transcript

Hide
Riquezas naturais e arquitetônicas do Paraná
O Estado do Paraná se localiza na região Sul do Brasil, e é um estado de diversos tipos de pontos turísticos do Brasil.
Um dos pontos fortes do Paraná são seus parques naturais, e um grande exemplo conhecido mundialmente é o Parque Nacional do Iguaçu, onde se localizam as Cataratas do Iguaçu, com cerca de 275 quedas de água. O parque se encontra na cidade de Foz do Iguaçu, que faz divisa com a Argentina e o Paraguai. As cataratas são consideradas Patrimônio Natural da Humanidade e concorre ao cargo de Sete Maravilhas do Mundo.
O Parque Estadual de Vila Velha, na cidade de Ponta Grossa, possui um conjunto de formações rochosas muito interessante que foram esculpidas ao longo dos anos pelo vento e chuvas. Pode-se identificar várias figuras feitas pelas rochas, entre elas um cálice, uma bota e uma cabeça de camelo.
Para quem gosta de praia, a Ilha do Mel, também em Ponta Grossa*, é uma boa opção. Ela possui umas das melhores praias do Brasil, além de um pouco de história brasileira. Para manter preservada a flora e fauna natural, a ilha possui restrição de no máximo 5000 visitantes simultaneamente.
Na capital do Estado, a cidade de Curitiba possui vários lugares dignos de cartões postais. Um dos mais famosos é o Jardim Botânico de Curitiba, que possui uma estufa de três abóbadas e arquitetura em estilo art-noveau, e abriga plantas da floresta atlântica brasileira, além de um museu botânico.
Ainda em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo artista Niemeyer, possui grande beleza e peculiaridade em sua forma, por possuir um anexo que lembra um olho. É um museu dedicado às artes plásticas.
Por fim, outra grande obra arquitetônica é a Ópera de Arame, em Curitiba. Esse teatro é todo construído com tubos de aço e estruturas metálicas, o que lembra a fragilidade de uma construção de arame.
*Como foi observado por uma de nossas ouvintes, esta cidade deveria ser Paranaguá, e não Ponta Grossa.